quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alunos do Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE participam de Seminário


Referencia da foto: Da esquerda pra direita: Prof. Heveraldo Galvão e os alunos do curso de Administração Carolina, Nayara, Anacarolini, Letícia e Rodolfo.

No último dia 03/6/2011, sexta-feira, das 8:00 às 12:00hs, um grupo de 5 alunos, representando o Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE, participou no Senac Catanduva, do I Seminário de Inclusão Social Biocana/SENAI de Itu.

Para maiores informações, clique aqui: http://www.biocana.com.br/index.php/noticia/visualizar/seminario-de-inclusao-social-movimenta-regiao-noroeste-paulista

O grupo de pesquisa terá mais um encontro de avaliação das ações e fechamento deste primeiro semestre de 2011 e no próximo semestre serão realizados encontros aos sábados, das 09:00 às 12:00hs a cada 15 dias.

Serão realizadas visitas monitoradas na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na SMELT (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo), no CMPCD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência), e no Instituto dos Cegos e Coordenadoria de Esportes Lazer e Turismo.

Além disso, o grupo pretende participar do CIC (Congresso de Iniciação Científica) das FIPA e do CONIC 2011 (Congresso Nacional de Iniciação Científica).

Ao final, será apresentado um artigo escrito com o objetivo de pubicação na Revista Temas da Administração Diversos Olhares.

Primeiro Encontro do Projeto CIDADÃO dEFICIENTE




Neste primeiro encontro do Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE, os alunos foram informados que o projeto terá aplicação no Âmbito da Administração e do Direito
Duração da Pesquisa: 12 meses
Início:04/2011
Término: 04/2012
Conclusão Prevista:Dezembro 2011
•Serão realizados Seminários
Perfil de Pesquisa
Realizar palestras para os alunos com pessoas que trabalham ligadas às questões relacionadas à pessoa com deficiência.
-Coletar informações nas empresas
-Fazer levantamento sobre a quantidade de funcionários com deficiência
-Integrar: APAE, Coordenadoria de Inclusão Social, Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, entre outros parceiros
Serão realizadas análise dos aspectos Jurídicos e Sociais
Obter a Cartilha com informações;

Após a apresentação do perfil da pesquisa, o Prof. Heveraldo Galvão demonstrou para os presentes outras cartilhas, tais como:
-Edificações: nesta cartilha mostra como deve ser as rampas de acesso aos cadeirantes, segundo normas da ABNT
-Guia de Direitos:legislações

Resultados Finais esperados
Publicar Artigo Científico-Revista Científica: Temas em Administração
Atividades:
Realização de palestras e encontros.

Primeira Palestra
APRESENTAÇÃO E DEPOIMENTO DE GUSTAVO (Advogado e ex-aluno do curso de direito das FIPA)
Principais tópicos abordados na palestra
Pessoa com Deficiência
Idade Antiga, Idade Moderna
Mudanças que ocorreram após o séc. XX
A importância das pessoas com Deficiência
Séc.XX-A inclusão de Pessoas Deficientes para a mudança na economia
Leis
Mercado de Trabalho
Lei de Cotas- Lei do INSS
Auditoria nas Empresas
Exigência do Governo que contratem pessoas com deficiência
L.O.A.S.
Vagas de Estacionamento-obrigatoriedade de ter credencial
Fiscalização é precária
Aquisição de automóveis e motocicleta
Isenção de Impostos;
Descontos
Carros/ motos são adaptados
Leis- desde de 1934
Câmara Municipal- Leis Orgânicas, mas não cumpridas
Depoimento e Experiência de vida
Encerramento.
O encontro teve a coordenação do Prof. Heveraldo Galvão

Segundo Encontro do Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE


No último dia 21/5/2011, sábado, aconteceu o 2° ENCONTRO do PROJETO DE PESQUISA CIDADÃO dEFICIENTE com palestras de representantes de 03 (três) entidades ligadas à pessoa com deficiência do Município de Catanduva/SP:
Conselho Municipal Da Pessoa Com Deficiência, representado por Rudy Vilarinho, presidente, Secretaria Municipal De Esportes Lazer E Turismo, representado pelo Professor Gustavo Gianeti Fiorin, e APAE – Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais, representada por sua Diretora Maura Silvia Mello Guerreiro.
Em sua apresentação Maura informou a missão e visão da APAE e que atendem em média 350 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Trabalham com psicólogos, assistentes sociais, dentistas, médicos, entre outros profissionais. Disponibilizam educação infantil e fundamental, além de atividades extras, tais como música, coral, dança, musicoterapia, equoterapia, terapia aquática e hidroterapia, cromoterapia, competições esportivas, etc. Dois alunos já se destacaram nas competições paraolímpicas estaduais escolares de atletismo. O projeto Criando Asas já existe há mais de 10 (dez) anos, contando ainda com quadra coberta, piscina terapêutica aquecida e coberta, microônibus e infra estrutura adequada ao atendimento de todos. Também promovem a inclusão de jovens no mercado de trabalho com o projeto Aprendiz e Integração, além da inclusão social através do esporte e de eventos comemorativos e de lazer. Também ocorrem palestras com temas voltados para os pais, funcionários e toda a comunidade. A APAE sobrevive de convênios com órgãos governamentais (federal, estadual, municipal), telemarketing , campanhas, eventos e o grande leilão de gado.Ao final, convidou a todos para conhecer pessoalmente a APAE, agendando a visita pelo telefone 17-3531-9777.
Na segunda palestra da manhã, Rudy Vilarinho, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPCD, falou sobre a lei municipal que criou o Conselho (Lei 4.410 de 05 de Junho de 2.007), e o mesmo é composto por 12 pessoas da sociedade civil representando as várias deficiências e 12 pessoas do poder público representando as secretarias municipais. A atual Diretoria é formada: Presidente: Rudy Manoel Angulo Vilarinho, Vice-presidente: Luciano Rodrigues Afonso, Primeira secretária: Oléia Jorge Figueiredo, Segunda secretária: Sueli Rebelato. As funções do CMPCD são: Fiscalizar as ações do poder público, ajudar na criação de ações para os portadores de necessidades especiais, orientar o poder público, apoiar a coordenadoria da pessoa com deficiência, entre outras. Destacou algumas atividades tais como: Dia Municipal da Pessoa com Deficiência 2008, Meeting adaptado (Evento esportivo), Palestra da Deputada Célia Leão e sobre Combate à Pedofilia, Dia Municipal da Pessoa com Deficiência 2009, Passeio cultural com os surdos ao Museu em Monte Alto 2010, Dia internacional da Síndrome de Down, Semana da pessoa com deficiência 2010. Apresentou o folder criado para divulgar as ações do CMPCD e destacou as ações previstas para 2011: Orientações nas escolas municipais sobre: Autismo, Distúrbios psiquiátricos, Deficiência Auditiva, Síndrome de Down, Distúrbios do álcool e droga, Visitas a entidades e Atividades culturais. Finalmente divulgou o endereço do blog do CMPCD.
Na terceira apresentação o Prof. Gustavo Gianeti Fiorin, representando a SMELT, falou sobre o projeto INcorpoRANDO as Diferenças, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social de pessoas com deficiência. Desenvolvido desde fevereiro de 2007, trabalha com deficientes físicos, deficientes intelectuais e deficientes visuais. Tem como objetivo geral proporcionar a toda comunidade a oportunidade para participação gratuita nas diversas modalidades esportivas, recreativas e de lazer, resultando na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Podem participar pessoas do sexo masculino e feminino, atendendo de crianças a idosos e até mesmo as cidades vizinhas. São desenvolvidas atividades de atletismo, natação, goalball, xadrez, karatê, fisioterapia, atividades artísticas e culturais. Falou ainda sobre as diversas competições que os alunos do projeto participam em várias cidades e muitos eventos culturais. Finalmente, apresentou diversos projetos, ações e atividades que são realizadas em Catanduva, relacionadas à pessoa com deficiência: Projeto Incorporando As Diferenças; Criação do CMPCD; Dia municipal da PCD; Programa de Educação para o trabalho – SENAC; Criação do selo empresa inclusiva; Comissão Permanente De Acessibilidade (CPA); Projetos de extensão universitária; D.V de bem com a vida (ESEFIC); Transporte Urbano Adaptado (JUNDIÁ); Fórum Regional: O esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa Com Deficiência; Projeto da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (FIPA – Curso de Administração – Prof. Laércio e Prof. Cleber-2003-2011).
Além destas 3 palestras, os alunos ainda foram visitados por 04 (quatro) deficientes visuais que participam do projeto de inclusão digital, coordenado pelo Prof. Claudinei, que contaram suas experiências de vida, dando exemplos de superação e sucesso. Finalmente, o Prof. Laércio falou sobre o Projeto de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, que é realizado desde 2003 pela FIPA, no curso de administração, como o pioneiro nas ações em defesa dos direitos da pessoa com deficiência e continua atuante até hoje.
O terceiro encontro do grupo de pesquisa está previsto para ocorrer no próximo dia 30/5/2011, segunda-feira, das 19:00hs às 21:00hs, com palestra a ser realizada por Francisco Rodrigues Neto, representando a Coordenadoria de Inclusão Social da SMELT.
O evento teve a coordenação e organização do Prof. Heveraldo Galvão do curso de Administração e Direito