quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alunos do Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE participam de Seminário


Referencia da foto: Da esquerda pra direita: Prof. Heveraldo Galvão e os alunos do curso de Administração Carolina, Nayara, Anacarolini, Letícia e Rodolfo.

No último dia 03/6/2011, sexta-feira, das 8:00 às 12:00hs, um grupo de 5 alunos, representando o Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE, participou no Senac Catanduva, do I Seminário de Inclusão Social Biocana/SENAI de Itu.

Para maiores informações, clique aqui: http://www.biocana.com.br/index.php/noticia/visualizar/seminario-de-inclusao-social-movimenta-regiao-noroeste-paulista

O grupo de pesquisa terá mais um encontro de avaliação das ações e fechamento deste primeiro semestre de 2011 e no próximo semestre serão realizados encontros aos sábados, das 09:00 às 12:00hs a cada 15 dias.

Serão realizadas visitas monitoradas na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na SMELT (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo), no CMPCD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência), e no Instituto dos Cegos e Coordenadoria de Esportes Lazer e Turismo.

Além disso, o grupo pretende participar do CIC (Congresso de Iniciação Científica) das FIPA e do CONIC 2011 (Congresso Nacional de Iniciação Científica).

Ao final, será apresentado um artigo escrito com o objetivo de pubicação na Revista Temas da Administração Diversos Olhares.

Primeiro Encontro do Projeto CIDADÃO dEFICIENTE




Neste primeiro encontro do Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE, os alunos foram informados que o projeto terá aplicação no Âmbito da Administração e do Direito
Duração da Pesquisa: 12 meses
Início:04/2011
Término: 04/2012
Conclusão Prevista:Dezembro 2011
•Serão realizados Seminários
Perfil de Pesquisa
Realizar palestras para os alunos com pessoas que trabalham ligadas às questões relacionadas à pessoa com deficiência.
-Coletar informações nas empresas
-Fazer levantamento sobre a quantidade de funcionários com deficiência
-Integrar: APAE, Coordenadoria de Inclusão Social, Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, entre outros parceiros
Serão realizadas análise dos aspectos Jurídicos e Sociais
Obter a Cartilha com informações;

Após a apresentação do perfil da pesquisa, o Prof. Heveraldo Galvão demonstrou para os presentes outras cartilhas, tais como:
-Edificações: nesta cartilha mostra como deve ser as rampas de acesso aos cadeirantes, segundo normas da ABNT
-Guia de Direitos:legislações

Resultados Finais esperados
Publicar Artigo Científico-Revista Científica: Temas em Administração
Atividades:
Realização de palestras e encontros.

Primeira Palestra
APRESENTAÇÃO E DEPOIMENTO DE GUSTAVO (Advogado e ex-aluno do curso de direito das FIPA)
Principais tópicos abordados na palestra
Pessoa com Deficiência
Idade Antiga, Idade Moderna
Mudanças que ocorreram após o séc. XX
A importância das pessoas com Deficiência
Séc.XX-A inclusão de Pessoas Deficientes para a mudança na economia
Leis
Mercado de Trabalho
Lei de Cotas- Lei do INSS
Auditoria nas Empresas
Exigência do Governo que contratem pessoas com deficiência
L.O.A.S.
Vagas de Estacionamento-obrigatoriedade de ter credencial
Fiscalização é precária
Aquisição de automóveis e motocicleta
Isenção de Impostos;
Descontos
Carros/ motos são adaptados
Leis- desde de 1934
Câmara Municipal- Leis Orgânicas, mas não cumpridas
Depoimento e Experiência de vida
Encerramento.
O encontro teve a coordenação do Prof. Heveraldo Galvão

Segundo Encontro do Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE


No último dia 21/5/2011, sábado, aconteceu o 2° ENCONTRO do PROJETO DE PESQUISA CIDADÃO dEFICIENTE com palestras de representantes de 03 (três) entidades ligadas à pessoa com deficiência do Município de Catanduva/SP:
Conselho Municipal Da Pessoa Com Deficiência, representado por Rudy Vilarinho, presidente, Secretaria Municipal De Esportes Lazer E Turismo, representado pelo Professor Gustavo Gianeti Fiorin, e APAE – Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais, representada por sua Diretora Maura Silvia Mello Guerreiro.
Em sua apresentação Maura informou a missão e visão da APAE e que atendem em média 350 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Trabalham com psicólogos, assistentes sociais, dentistas, médicos, entre outros profissionais. Disponibilizam educação infantil e fundamental, além de atividades extras, tais como música, coral, dança, musicoterapia, equoterapia, terapia aquática e hidroterapia, cromoterapia, competições esportivas, etc. Dois alunos já se destacaram nas competições paraolímpicas estaduais escolares de atletismo. O projeto Criando Asas já existe há mais de 10 (dez) anos, contando ainda com quadra coberta, piscina terapêutica aquecida e coberta, microônibus e infra estrutura adequada ao atendimento de todos. Também promovem a inclusão de jovens no mercado de trabalho com o projeto Aprendiz e Integração, além da inclusão social através do esporte e de eventos comemorativos e de lazer. Também ocorrem palestras com temas voltados para os pais, funcionários e toda a comunidade. A APAE sobrevive de convênios com órgãos governamentais (federal, estadual, municipal), telemarketing , campanhas, eventos e o grande leilão de gado.Ao final, convidou a todos para conhecer pessoalmente a APAE, agendando a visita pelo telefone 17-3531-9777.
Na segunda palestra da manhã, Rudy Vilarinho, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPCD, falou sobre a lei municipal que criou o Conselho (Lei 4.410 de 05 de Junho de 2.007), e o mesmo é composto por 12 pessoas da sociedade civil representando as várias deficiências e 12 pessoas do poder público representando as secretarias municipais. A atual Diretoria é formada: Presidente: Rudy Manoel Angulo Vilarinho, Vice-presidente: Luciano Rodrigues Afonso, Primeira secretária: Oléia Jorge Figueiredo, Segunda secretária: Sueli Rebelato. As funções do CMPCD são: Fiscalizar as ações do poder público, ajudar na criação de ações para os portadores de necessidades especiais, orientar o poder público, apoiar a coordenadoria da pessoa com deficiência, entre outras. Destacou algumas atividades tais como: Dia Municipal da Pessoa com Deficiência 2008, Meeting adaptado (Evento esportivo), Palestra da Deputada Célia Leão e sobre Combate à Pedofilia, Dia Municipal da Pessoa com Deficiência 2009, Passeio cultural com os surdos ao Museu em Monte Alto 2010, Dia internacional da Síndrome de Down, Semana da pessoa com deficiência 2010. Apresentou o folder criado para divulgar as ações do CMPCD e destacou as ações previstas para 2011: Orientações nas escolas municipais sobre: Autismo, Distúrbios psiquiátricos, Deficiência Auditiva, Síndrome de Down, Distúrbios do álcool e droga, Visitas a entidades e Atividades culturais. Finalmente divulgou o endereço do blog do CMPCD.
Na terceira apresentação o Prof. Gustavo Gianeti Fiorin, representando a SMELT, falou sobre o projeto INcorpoRANDO as Diferenças, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social de pessoas com deficiência. Desenvolvido desde fevereiro de 2007, trabalha com deficientes físicos, deficientes intelectuais e deficientes visuais. Tem como objetivo geral proporcionar a toda comunidade a oportunidade para participação gratuita nas diversas modalidades esportivas, recreativas e de lazer, resultando na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Podem participar pessoas do sexo masculino e feminino, atendendo de crianças a idosos e até mesmo as cidades vizinhas. São desenvolvidas atividades de atletismo, natação, goalball, xadrez, karatê, fisioterapia, atividades artísticas e culturais. Falou ainda sobre as diversas competições que os alunos do projeto participam em várias cidades e muitos eventos culturais. Finalmente, apresentou diversos projetos, ações e atividades que são realizadas em Catanduva, relacionadas à pessoa com deficiência: Projeto Incorporando As Diferenças; Criação do CMPCD; Dia municipal da PCD; Programa de Educação para o trabalho – SENAC; Criação do selo empresa inclusiva; Comissão Permanente De Acessibilidade (CPA); Projetos de extensão universitária; D.V de bem com a vida (ESEFIC); Transporte Urbano Adaptado (JUNDIÁ); Fórum Regional: O esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa Com Deficiência; Projeto da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (FIPA – Curso de Administração – Prof. Laércio e Prof. Cleber-2003-2011).
Além destas 3 palestras, os alunos ainda foram visitados por 04 (quatro) deficientes visuais que participam do projeto de inclusão digital, coordenado pelo Prof. Claudinei, que contaram suas experiências de vida, dando exemplos de superação e sucesso. Finalmente, o Prof. Laércio falou sobre o Projeto de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, que é realizado desde 2003 pela FIPA, no curso de administração, como o pioneiro nas ações em defesa dos direitos da pessoa com deficiência e continua atuante até hoje.
O terceiro encontro do grupo de pesquisa está previsto para ocorrer no próximo dia 30/5/2011, segunda-feira, das 19:00hs às 21:00hs, com palestra a ser realizada por Francisco Rodrigues Neto, representando a Coordenadoria de Inclusão Social da SMELT.
O evento teve a coordenação e organização do Prof. Heveraldo Galvão do curso de Administração e Direito

terça-feira, 31 de maio de 2011

Terceiro Encontro do Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE




No último dia 30/5/2011, segunda-feira, aconteceu o 3° ENCONTRO do PROJETO DE PESQUISA CIDADÃO dEFICIENTE com palestra da Coordenadoria de Inclusão Social, representado pelo Professor Francisco Rodrigues Neto, que é Educador Físico, Pós-Graduado em Educação Física e Coordenador de Inclusão Social da SMELT – Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo de Catanduva/SP.
Em sua apresentação, Chico, como é carinhosamente chamado por seus amigos, palestrou sobre a História da Pessoa com dEFICIÊNCIA, ontem, hoje e amanhã?
Iniciou os trabalhos fazendo uma evolução histórica sobre a pessoa com deficiência, na antiguidade, abordando questões relacionadas às sociedades primitivas, sociedade Grega e Romana, passando ainda pelo Cristianismo, Renascimento e Capitalismo. Apresentou ainda reflexões sobre o Século XX e XXI, demonstrando a evolução dos direitos e ressaltando a importancia do esporte como ferramenta de inclusão social.
Esclareceu a todos os presentes as designações corretas sobre como se referir à pessoa com deficiência e falou sobre o projeto InCORPOrando as Diferenças.
Distribuiu entre os presentes as Cartilhas Todas pela Inclusão, que foram elaboradas pela Prefeitura de Catanduva, Secretaria de Educação, de Esportes Lazer e Turismo, Coordenadoria de Inslcusão Social, com apoio da Matilat e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Informou que será realizado um concursos de artes, redação, desenho e slogans referentes às pessoas com deficiência.
A partir do mês de agosto de 2011, as aulas proferidas no Curso de Educação Física, abordarão a temática relacionada à inclusão da pessoa com deficiência.
No site da Prefeitura de Catanduva, já está disponível o Programa Municipal de Empregabilidade de Pessoas Com Deficiência que pode ser acessado através do seguinte endereço:
http://deficientes.catanduva.sp.gov.br
Finalmente, convidou a todos para participar de um evento na próxima sexta-feira, dia 03/6/2011 no 1º Seminário Biocana/Senai Itu de Inclusão Social. O evento será no Senac Catanduva, a partir das 8h30. O evento é organizado pela Biocana (Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia) e direcionado a representantes de entidades, empresas e convidados. A intenção é debater os obstáculos enfrentados por empresas para cumprir a cota de contratação de pessoas com deficiência. O seminário é de graça, mas precisa confirmar presença pelo telefone (17) 3522-9026 ou pelo e-mail: secretaria@biocana.com.br. As vagas são limitadas.
O Terceiro Encontro do Projeto de Pesquisa CIDADÃO dEFICIENTE teve a coordenação e organização do Prof. Heveraldo Galvão do curso de Administração e Direito.

JORNADA DE DIREITO AMBIENTAL


Data/Horário
6 de junho (segunda-feira) - 19h30

IMPACTOS AMBIENTAIS
Expositora
DRA. ROSA RAMOS
Advogada, 2ª Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP; Membro do CONSEMA - Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo; Diretora do CORES - Comitê de Responsabilidade Sócio Ambiental e do COSEMA - Conselho Superior de Meio Ambiente; ambos da FIESP - Federação da Indústria do Estado de São Paulo.

Data/Horário
7 de junho (terça-feira) - 19h30
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL
Expositor
DR. NELSON TERRA BARTH
Advogado; Graduado e Especialista em Direito Processual Civil e Direito Tributário pela USP; Administrador de Empresa pelo Mackenzie; Coordenador dos Cursos de Especialização e Introdução ao Direito Ambiental na UniFMU; Presidente do Instituto Nacional de Estudos Ambientais Avançados – INEAA; Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Subseção de Pinheiros da OAB SP.

Data/Horário
8 de junho (quarta-feira) - 19h30
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS - RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Expositor
DR. PAULO SANTOS DE ALMEIDA
Advogado; Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Doutor em Direito das Relações Sociais Direito
Ambiental pela PUC SP; Professor Doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo no Curso de Gestão Ambiental onde Leciona Direito Ambiental.

Local
Casa do Advogado de São José do Rio Preto
Av. Brigadeiro Faria Lima, 5853 - Vila São José

Inscrições / Informações
Mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó - 400g, no ato da inscrição.
Fones: (17) 3226-2777 / 3227-5288

Promoção
22ª Subseção - São José do Rio Preto
Presidente: Dra. Suzana Helena Quintana

Coordenação
Comissão de Cultura e Eventos da OAB - São José do Rio Preto
Coordenador: Dr. Antônio José Araújo Martins

Apoio
CAIXA

Serão conferidos certificados de participação
retirar em até 90 dias

Prefeitura participa de seminário de inclusão social da Biocana



A Prefeitura de Catanduva, através da Coordenadoria de Inclusão Social, participa na sexta-feira, dia 3 de junho, do 1º Seminário Biocana/Senai Itu de Inclusão Social. O evento será no Senac Catanduva, a partir das 8h30.

O evento é organizado pela Biocana (Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia) e direcionado a representantes de entidades, empresas e convidados. A intenção é debater os obstáculos enfrentados por empresas para cumprir a cota de contratação de pessoas com deficiência.

A presidente da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza, fará a abertura do evento, que contará com palestras do presidente do Gerhai (Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria) e gerente de RH do grupo Aurélio Nardini, Mauro de Jesus Garcia, e do diretor da Escola Ítalo Bologna, do Senai de Itu, Helvécio de Oliveira.

No encerramento, o coordenador de Inclusão Social de Catanduva, Francisco Rodrigues Neto, vai falar sobre a atenção que Catanduva dá ao tema. O município tem se destacado em todo o Estado.

“Isso se deve à atenção que damos à inclusão social, através de estratégias eficazes e que possibilitam oportunidades para uma parcela da população que tem algum tipo de necessidade especial.”

O seminário é de graça, mas precisa confirmar presença pelo telefone (17) 3522-9026 ou pelo e-mail: secretaria@biocana.com.br. As vagas são limitadas.

Serviço
1º Seminário Biocana/Senai Itu de Inclusão Social
Data: 3 de junho de 2011
Horário: 8h30
Local: Senac Catanduva (rua Santos, 300)
Confirmar presença até: 2 de junho

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Prefeitura de Catanduva promove edição do ‘Dia da Cidadania’ no Martani


A Prefeitura de Catanduva realizará mais uma edição do Dia da Cidadania, neste final de semana. Desta vez, a atração, recheada com serviços gratuitos à comunidade, será realizada no Jardim Martani, na Praça José Luiz de Almeida, ao lado da escola municipal Prof.ª Maria Aparecida Colturato Fernandes.

Os principais serviços ficarão por conta da Secretaria Municipal de Saúde, que levará à praça orientações de combate à dengue, atendimentos à população e distribuição de preservativos. O curso de enfermagem das Faculdades Integradas Padre Albino (Fipa) realizará aferições de pressão arterial.

Para a criançada, a Prefeitura levará equipes da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, que realizarão brincadeiras com bexigas e pintura de rosto. Também haverá uma cama elástica para divertir a garotada.

Também serão oferecidos cortes de cabelo, aos cuidados da equipe de Vasco e Júnior, e feitas doações de mudas de árvores pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Todas as atividades acontecerão no domingo (10), das 9 às 13 horas.

Atrações
A Secretaria Municipal de Cultura será responsável pelas apresentações artísticas, com os bailarinos do Primeira Impressão e do Grupo Versátile, e com shows dos grupos de Axé, de Dança de Salão “Fênix” e de Dança do Ventre “Feitiço Árabe”.

Inaugurações
O Dia da Cidadania marcará a inauguração de duas praças: a José Luiz de Almeida, localizada na rua Geraldo Zirondi - que tem como diferencial as pontes de madeira, construídas para a travessia sobre as águas pluviais - e o Sistema de Lazer Dr. Vicente Bucchianeri, situado no cruzamento das ruas Cotia e Bocaina.

Também serão entregues à comunidade três novos veículos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Apoio
O evento tem apoio da Associação de Moradores do Bairro Jardim Martani, que levará parceiros e realizará sorteios de brindes à comunidade após o evento.